• Por Julyana Oliveira
Atualizado em
A parede de tecnocimento abriga parte da coleção de obras de arte de Marcelo e se tornou o cantinho favorito do arquiteto. Com obras de Hércules Barsotti, Dionísio Del Santo e Judith Lauand, o morador declara sua paixão por arte. Tapete Dhurie Moroccan da (Foto: Juliano Colodeti - MCA Estudio/Divulgação)

A parede de tecnocimento abriga parte da coleção de obras de arte de Marcelo Moura e se tornou o cantinho favorito do arquiteto. Com obras de Hércules Barsotti, Dionísio Del Santo e Judith Lauand, o morador declara sua paixão por arte. Tapete Dhurie Moroccan, da By Kamy. Mesa de centro, da Glas Italia, no LZ Studio. Almofadas Adriana Barra, também no LZ Studio. Rack Teca, de Jader Almeida, à venda na Arquivo Contemporâneo (Foto: Juliano Colodeti - MCA Estudio/Divulgação)

Transformar um lar alugado e deixá-lo com a identidade dos moradores é impossível, certo? Errado! Esse apartamento pequeno de 45 m² em Ipanema, Rio de Janeiro, é prova disso. O ninho do arquiteto Marcelo Moura foi escolhido pela boa localização e pelo tamanho perfeito para atender às necessidades do casal, mas havia um problema a resolver. A casa tinha 50 anos e nunca havia sido reformada. A missão do arquiteto ganhou reforços com produção da Tripper Arquitetura e Renata Lemos.

LEIA MAIS | APÊ ALUGADO GANHA REFORMA ECONÔMICA E SEM QUEBRADEIRA

Para começar a obra, a primeira solução foi mudar todos os acessos aos cômodos e assim melhorar a circulação e a ventilação do apartamento. A cozinha com menos de 4 m² tinha duas portas para a sala, o que fragmentava o espaço e dificultava a disposição dos equipamentos. A solução foi fechar um dos acessos, o que resultou em uma parede grande para o sofá da sala.

Além disso, todas as instalações elétricas e hidrossanitárias foram refeitas. O lar ganhou iluminação de led, possibilitando que apenas 110 watts divididos em 20 lâmpadas sejam suficientes para todo o apartamento.

Por se tratar de um imóvel alugado, o arquiteto optou por revestimentos de bom custo-benefício e de pronta entrega. Assim, a obra ganhou agilidade e tudo foi feito em apenas 60 dias. Praticidade, economia e personalidade definem o projeto, na opinião de Marcelo. Mesmo com um orçamento limitado em um apê alugado, ele conseguiu deixar a casa com a identidade do casal.

Mesa de Jantar da Enrico Sallis – Muma e cadeiras Ton do LZ Studio (Foto: Juliano Colodeti - MCA Estudio/Divulgação)

Mesa de jantar de Enrico Sallis, na Muma, e cadeiras Ton, do LZ Studio (Foto: Juliano Colodeti - MCA Estudio/Divulgação)

Na cozinha foi usado piso Portobello New York Cement 4545 e cerâmica Metro White 10x20 Eliane Revestimentos. A pintura com Tinta Acrílica Acetinada Coral Dulux Doce Safira 50BG 18/350 foi escolhida pela facilidade de trocar caso os moradores enjoem. Os mó (Foto: Juliano Colodeti - MCA Estudio/Divulgação)

Na cozinha, o piso foi revestido com New York Cement 45 x 45, da Portobello, e as paredes, com cerâmica Metro White 10 x 20, da Eliane Revestimentos. Os móveis com chapas de sarrafiado de sumauma foram criados por Marcelo durante a obra. Os nichos de pinus da Oppa formam bela composição com a parede que recebeu tinta acrílica acetinada Coral Dulux, cor Doce Safira, escolhida pela facilidade de trocar caso os moradores enjoem. Fruteira da Alessi adquirida na H. Stern Home. Gaveteiro da Tok Stok. Bancadas de granito São Gabriel, da MGR Marmoraria. (Foto: Juliano Colodeti - MCA Estudio/Divulgação)

O banheiro também ganhou piso Portobello New York Cement 4545 e cerâmica Metro White 10x20 Eliane Revestimentos. Bancada em tecnocimento. Vaso da LZ Studio, bandeja de prata da H Stern Home e cestos de couro da Emporio Beraldin. A prateleira de madeira fo (Foto: Juliano Colodeti - MCA Estudio/Divulgação)

O banheiro também ganhou piso New York Cement 45 x 45, da Portobello, e  paredes com cerâmica Metro White 10 x 20, da Eliane Revestimentos. Sobre a bancada de tecnocimento, vaso da LZ Studio, bandeja de prata da H.Stern Home. Abaixo, cestos de couro da Empório Beraldin sobre a prateleira de madeira criada pelo arquiteto. Para arrematar, pintura com tinta acrílica acetinada Coral Dulux, cor Veludo Escarlate (Foto: Juliano Colodeti - MCA Estudio/Divulgação)